InicioPrimo CarbonariAcervoContato

 

Inicial>Primo Carbonari>Trajetória

 

 

 

 

Primo Carbonari nasceu no dia 1° de Janeiro de 1920. Ainda menino, se apaixonou pelo cinema. Com apenas 14 anos iniciou na cinematografia na consagrada produtora da época Campos Filmes, em São Paulo, e onde logo teve despertado seu interesse para os cine-jornais,  aos quais acabou dedicando praticamente toda sua vida. Em sua trajetória passou ainda pela Cia. Americana de Filmes, Atlântida, Cia. Cinematográfica Vera Cruz, Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda – DEIP, Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP.

           Participou da expedição que fez os serviços de limites do  Brasil, Bolívia e Paraguai, juntamente com o Marechal Rondon. 

            Em 1946, integrou a expedição paulista Bandeira  Piratininga, organizada e liderada pelo inesquecível Willy Aureli, dirigindo o primeiro longa-metragem sobre os índios Xavantes, Carajás, Javaés, Bororos e Tapirapés. Filmou o Rio Araguaia, o Rio Tocantins, a Ilha do Bananal, a Cordilheira do Roncador, a célebre Ita Niitira (Pedra Branca) – local onde nasce o Rio Liberdade e que, até então, nenhum homem branco havia alcançado. Esse longa-metragem recebeu o título de "BANDEIRANTES DO OESTE".   

Em 1955, fundou a produtora – Primo Carbonari Produções Cinematográficas onde realizou documentários e  cine-jornais retratando os grandes acontecimentos da vida brasileira. 

Em 25 de janeiro de l956, Primo Carbonari, apresentou simultaneamente com o primeiro filme Cinemascope exibido no Brasil  o primeiro documentário colorido  inteiramente revelado e acabado em seu laboratório, no sistema Amplavisão (sistema similar ao Cinemascope). Tratava-se do documentário sob o título "SÃO PAULO". Esse fato despertou a atenção de técnicos americanos que vieram especialmente ao Brasil conhecer o sistema por ele desenvolvido.

          Apaixonado pelos encantos das terras brasileiras, lançou na década de 50 a premiadíssima série intitulada “Conheça Primeiro o que é Seu , Para Depois Conhecer o que é dos Outros”, com a qual difundiu através dos grandes circuitos exibidores  do País os encantos e maravilhas naturais da nossa terra brasileira, levando ao mesmo tempo o conhecimento dos usos e costumes de cada região.

          Em 1959 com o longa -metragem "Ai Vem Os Cadetes" no Festival de Cinema do Distrito Federal ( Rio de Janeiro), ganhou os prêmios de: Melhor Filme;  Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.   

           O cine-jornal, inegavelmente, mesmo para seus mais ardorosos opositores, teve seu lugar no tempo. E nesse lugar, Primo Carbonari construiu um espaço, criado com o ardor de um guerreiro apaixonado pelos acontecimentos de seu povo e de sua terra.  Costumava ele dizer: “O mundo se transforma muito rápido, e é necessário registrar essas transformações como memória viva para as gerações futuras”.Sua câmera de cine-jornalista, ainda que cinematográfica, nunca se prestou a criar o fato, mas apenas a registrá-lo. Ria ao dizer; que se uma fotografia valia por mil  palavras, 24 fotogramas em movimento era a história de uma geração. 

            Porém, como tudo na vida, o cine -jornal cresceu, viveu e morreu, dando lugar a novos veículos, com uma comunicação visual imediata, ainda que não tão marcante. Porem, não se pode negar que o passado de ontem é a historia de hoje. Uma historia, que registrada pela câmera de Primo Carbonari ressuscita a cada projeção, aos olhos do espectador atual.       

             Realizou os seguintes longas-metragens: O Circo Chegou a Cidade (1957); Aí Vem Os Cadetes (1959), Américas Unidas (1963), A Morte Por 500 Milhões (1965); Os Incríveis Neste Mundo Louco (1967).              

O acervo de Primo Carbonari conta hoje com cerca de 20.000 filmes, contendo registros de 1900 a 1990. Nele se acha memorizado um pouco de todos os rincões brasileiros, seja pela formação de cidades, implantação e evolução industrial, a transformação do campo, o esporte, a vida social e política brasileira, além de importantes registros no exterior.  

[Inicial][Primo Carbonari][Acervo][Contato]

 

Copyright(c) 2010  Amplavisão Cinema & Video Ltda. Todos os direitos reservados.